quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alfaparf apoia o projeto de inclusão social

Pensando na integração de jovens com Síndrome de Down no mercado de trabalho, que a Alfaparf e o Instituto Meta Social criaram o projeto Beleza em Todas as Suas Formas. A marca italiana de cosmética aceitou o desafio do Instituto para criar, desenvolver, coordenar, implementar e acompanhar o processo de formação e inserção desses jovens no mercado. “Geralmente a pessoa com Síndrome de Down tem algum acompanhamento enquanto ainda é criança, mas na juventude ela é desassistida e fica no limbo. Enquanto outros jovens estão na fase de vestibular, eles estão sem rumo, por isso pensamos nesse molde de projeto”, explicou a diretora da Alfaparf, Kátia Coutinho.

O principal objetivo do projeto é mostrar as potencialidades de todas as pessoas, independente de suas limitações, fazendo com que a sociedade valorize e trate a todos com respeito. Os jovens com Down são orientados em um curso de preparação, formação e estágio para auxiliar de cabeleireiro. Com aprendizado prático e dinâmico, os contemplados estudam nos salões parceiros da Alfaparf Group. “A Síndrome de Down tem características físicas próprias e o padrão de beleza estabelecido é o oposto, então queremos inserir esse tipo de beleza onde o processo de beleza começa, que são os salões, afinal todos nós temos deficiências e talentos”, disse a representante da marca de cosméticos.

O curso tem a duração de seis meses e é dividido em dois módulos: Aprendizado Teórico e Prático e Vivências Práticas em Salão de Beleza. Apesar de prático, a fundamentação teórica do curso se apresenta dentro das possibilidades de memorização que o grupo for apresentando. Após o término do Módulo de Aprendizado Teórico e Prático, o aluno já pode fazer estágio nos estabelecimentos conveniados com o projeto. “Há uma seleção dos candidatos. Escolhemos pessoas independentes, que consigam ler e que se comuniquem com clareza. Quem não for aprovado nos quatro meses de curso recebe um certificado de participação, os que tiverem um melhor desempenho vão  para os salões parceiros e recebem o certificado de conclusão.”, apontou.

A Alfaparf é responsável por disponibilizar espaço físico, estrutura de equipamentos, todo o material de uso no curso, água, luz etc. Além de suporte pedagógico e consultorias e workshops, bem como uniformes, almoço/lanche + transporte para os alunos. “Esse projeto é uma alegria. Superamos todos os dias as nossas limitações, nós melhoramos. Para nós, esta é uma visão generosa e participativa da sociedade”, completou Kátia.  

Já o Meta Social, faz a consultoria e a coordenação nas áreas não pedagógicas e viabilização das rotinas como inscrição, informações e relacionamento família. “Nós do Instituto procuramos quebrar paradigmas. Desafiamos a Alfaparf e eles inovaram aceitando tocar o projeto com um ambiente estruturado, nada foi para cumprir metas. O nosso papel é dar suporte e fazer a ponte com a família, cortar os vínculos de dependência para que o jovem siga a vida dele, isso sempre mantendo a segurança e confiança da família, é claro. Buscamos, disponibilizamos vans, fazemos essa logística”, disse a coordenadora geral do Instituto Meta Social, Helena Werneck.

Os workshops serão ministrados por Paulo Henrique Chaves (PH Institute / Campinas), Helena Werneck (Coord. Geral MetaSocial) e Débora Mascarenhas (Movimento Down). As primeiras turmas de São Paulo e Rio de Janeiro se formam em Dezembro deste ano. A previsão é que em 2014 inicie o módulo intermediário para as turmas já formadas e o projeto chegue até Palmas, Piauí, Teresina, Porto Alegre e Curitiba.
Fonte: http://beautyfair.com.br/hair/noticia/2787.html

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